
Sobre nós
Somos uma empresa familiar com vários anos de experiência na produção agrícola de cereais e horto-industriais.
Em 2014 decidimos apostar num produto, saudável e natural, que conseguíssemos colocar nas prateleiras dos supermercados, nos cestos das mercearias ou na casa dos consumidores.
Nada melhor que a Noz!
Pelo seu sabor, pelas suas qualidades nutricionais e medicinais, pelo ambiente.
Em 2015 lançámo-nos à aventura e plantámos 3ha de nogueiras.
Mas queríamos mais… e melhor.
Assim, em 2017 fomos à Califórnia, onde visitámos pomares e viveiros de nogueiras, fomos a feiras de maquinaria, falámos com produtores, ficámos a conhecer melhor a noz.
No ano seguinte voltámos à Califórnia, desta vez à Universidade de Davis para formação mais técnica. Regressados, plantámos mais 17ha de nogueiras.
Em 2020 produzimos e comercializámos as nossas primeiras nozes e no final de 2021 plantámos o terceiro pomar, este com 30ha.
Registámos a marca “Valnoz” e certificámos as nozes em 2022. E 2023 foi o ano, em que inaugurámos a unidade Agroindustrial, onde lavamos, secamos, calibramos, descascamos e embalamos as nossas nozes, assim as transformando no vosso produto saudável e natural.
Esperamos que gostem!
Miguel e Rita
Sobre Nozes
Crê-se que a noz (Juglans Regia) é originária da Pérsia, actual Irão, onde nogueiras são cultivadas pelo Homem há mais de 7000 anos.
Actualmente o maior produtor mundial de nozes é a China, seguida pelos Estados Unidos da América. Outros importantes produtores de nozes no mundo são a India, a Turquia, o Irão, o México e o Chile.
Os pomares de nogueiras são importantes para a mitigação das alterações climáticas, pela grande capacidade em reter carbono atmosférico nos seus tecidos e no solo. As nogueiras apresentam um sistema radicular profundo e extenso, o que lhes permite captar água e nutrientes em camadas mais profundas do solo, o que resulta em maior fixação de carbono no solo. Além disso, as folhas das nogueiras possuem alta taxa fotossintética, o que contribui para a fixação de carbono atmosférico.
Em Portugal, a área de pomares de nogueiras aumentou significativamente nos últimos anos. Ainda que com uma legislação mais restritiva na aplicação de produtos fitofarmacêuticos o que afeta quer as quantidades produzidas (maior limitação de inseticidas e herbicidas), quer o aspecto final da noz (proibição de produtos para branquear a casca da noz). Apesar das desvantagens impostas ao produtor face a outros países, a noz produzida em Portugal é mais saudável e natural para o consumidor.
As nozes são uma excelente fonte de nutrientes, incluindo proteínas, gorduras saudáveis, fibras, vitaminas e minerais. Comer nozes regularmente ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas e diabetes tipo 2.
O consumo de nozes tem aumentado em todo o mundo devido aos seus benefícios para a saúde e à popularidade da culinária vegetariana e vegan.
